Friday, December 29, 2006

STAND BY ME

Às vezes, o melhor da vida se esconde exatamente onde menos esperamos. Às vezes não. Quase sempre.

Um dos melhores filmes que já vi é exatamente assim. "Conta comigo" é uma produção americana, se não me engano, de 1986, baseado num conto do mestre do suspense Stephen King. É considerado um bom filme pela crítica, mas de modo geral não é tão festejado como penso que deveria ser. Trata-se da história de um grupo de amigos, todos molecotes de seus 12 anos, moradores de uma cidadezinha do interior dos Estados Unidos. No elenco, um River Phoenix recém entrado na adolescência. Bom, não vou ficar aqui contando a história do filme porque todo mundo já deve ter visto um zilhão de vezes na Sessão da Tarde. O que importa é que esses meninos vão em busca do corpo de outro garoto, mais ou menos da mesma idade que estava desaparecido. No final eles encontram o corpo, mas o que realmente valeu pra mim, foi a conclusão que o personagem principal, já quarentão, chega quando termina de relembrar o passado: "Nunca mais tive amigos como os que tinha aos doze anos – e Deus, quem tem?"

Essa frase martelou na cabeça quando, de bobeira no MSN, esbarrei com ele. Marcelo, meu xará. Amigo desde o maternal, praticamente. Eu cá, na minha, papeando com quatro pessoas ao mesmo tempo. E ele lá, quietinho, na dele. De repente, a mensagem. Não lembro exatamente como era, pena não ter salvo, mas era algo mais ou menos como "Que em 2007 todos os seus sonhos se realizem, melhor amigo de toda a minha vida." E daí começou uma verdadeira sessão nostalgia, onde relembramos o passado em comum, as brincadeiras, os sonhos, a hora do recreio... Foi um papo relativamente rápido, mas recheado de elogios mútuos e declarações emocionadas de eterna amizade. Depois caí. Desliguei o PC e fui dormir.

Bom saber que apesar dos pesares, as velhas amizades ficam. Não vejo mais meu xará com a mesma freqüência dos tempos de escola. Crescemos, continuamos estudando, trabalhando, a vida mudou... Fizemos novos amigos. Mas a certeza fica que tudo o que passamos juntos é nosso e ninguém tira.

Há um tempo atrás me enviaram uma dessas mensagens bonitinhas que todo mundo costuma encaminhar pela Internet, dizendo que os melhores amigos são exatamente aqueles que habitam nosso passado. Não sei se é bem assim, mas tenho certeza que meus grandes amigos vêm lá de trás, bem de trás, do início da vida. E aqui não rendo a homenagem só ao Marcelo Nascimento, companheiro do primário, mas a todos os outros que sei que, apesar do tempo e do distanciamento, continuam firmes e fortes ao meu lado, nem que seja só por pensamento. Como esquecer de Fabiano Fernandes, Alessandra Pacheco, Suzana Moraes (só pra citar os mais próximos)? Como esquecer os que chegaram um pouquinho depois, mas que também fazem parte do prólogo dessa história: Maria, Carola, Cintia?

Cada vez tenho certeza absoluta que a vida tem muita graça. Mas a maior de todas é exatamente essa. Ser amigo e ter amigos. E parafraseando o Richard Dreifuss (era ele quem fazia o personagem principal de "Conta Comigo" já maduro): Nunca mais tive amigos como os que tinha aos doze anos – e Deus, quem tem?"

Que bom, Deus, que ainda tenho esses amigos ao trinta anos... Que bom...

18 comments:

guifrei said...

Grande Marcelo,

Cá estou eu visitando seu blog e deixando meu pitaco.

Uma coisa que eu sempre dizia era que a vida é feita de lembranças. Guardo muitas do tempo de escola, algumas do tempo de faculdade, umas e outras do trabalho... À exceção de vocês, que por graça divina reencontrei depois de dez anos, já perdi contato com muitas dessas pessoas que fizeram parte dessas histórias. Já fiquei mais triste com isso mas hoje procuro lembrar de como foi bom estar com elas e que certamente com outras pessoas no futuro também vai ser bom.

É isso aí. Até os próximos momentos que virarão lembranças!

Daniel Silva said...

Muito bacana o post.

Realmente é bom saber que amizades antigas sobrevivem pela felicidade que elas proporcionaram, e que estes bons momentos estaram sempre presentes e reais em cada lembrança que nos retorna como se voltassemos a viver tudo aquilo novamente.

O mundo nos muda, temos outros rumos, outros caminhos, mas os laços criados ficam eternizados e rever a pessoa faz renascer tudo para que aquela amizade se confirme como eterna.

novamente parabéns pelo post.


se puder, de uma passada novamente no meu blog pois fiquei grato pela sua visita e seu comentario.

http://apenas-daniel.blogspot.com/

Inez said...

Ritribuindo sua visita, eu sou orientadora vocacional, faço esse blog para colocar informações sobre cursos e profissões.

Renan Barreto said...

Poxa, nem fala. O meu grande amigo conheci com 9 anos. Já são 11 anos de amizade. Bons tempos os de 12 anos. rs

Valeu!

Anonymous said...

eu sei EXATAMENTE o valor que as 'amizades de menino' têm na vida da gente - nada se compara a elas... nada. este seu post aqueceu o meu coração...vou ver se acho o filme. obrigada.

Renan Barreto said...

Ah! Recadinho:

Estou aqui pra pedir o seu voto na minha campanha: VOTA NEU, na comunidade "Eu tenho um blog" categoria humor. Conto contigo!!
Valeu!

(tá com maior cara de spam rs)

MELHOR OPINIAO

UN VOYAGEUR SANS PLACE said...

A melhor época da minha vida foi o tempo em que saí da casa dops meus pais, e estava convicto de que realizaria os meus sonhos.
Passou.

a melhor hora dos meus dias é de manhã, quando camhinho (mas não quando vou ao trabalho!). De manhã, não há malfeitores nas ruas, nem bêbados, putas, o barulho e a confusão são pouco intensos...
O ar da manhã me faz acreditar de novo no futuro.

A gente nunca sabe o que pode acontecer.

Boa sorte, e que tu vivas cada vez mais momentos felizes e de descobertas.

Um prazer te ler!

José said...

nossa *-*
tu escreve lindo
e belo.

f/f

Experiência Diluída said...

Realmente Marcelo, quando a gente é jovem temos um zilhão de amigos legais,as nossas amizades parecem ser mais duradouras. Quando crescemos fica aquele medo de se aproximar de alguém, será que aquela pessoa prestsa ou n presta. Há tantos pré-requisitos que a gente acaba n se jogando com quando eranmos jovens. Acho q vou fazer um post sobre isso.
Que legal vc ainda ter contato c seus amigos antigos, apesar da distancia. Eu tbm tenho bons e velhos amigos, mas queria que fossem presentes como eram antigamente. Fazem falta.

Bonito post Marcelo, parabéns mesmo ;)

Olha deixei la no site, no post novo o link do filme After Sex, caso queira baixar.

aBração!

Michel Domenech said...

Ótimo teu texto.
Ouvi um amigo expor umas idéias que me deixaram bons momentos imerso em reflexões, pois o que seria davida sem amigos, seria possível ser feliz em tamanha intencidade? Pense uma criança que há muito almejava ganhar uma bola, e para seu imenso deleite, um dia, foi presenteada com uma belíssima bola, mas após alguns instantes, a alegria se desfaz, porque de que adianta ter uma linda bola e ninguém pra jogar conosco?
Pra encerrar vou colocar uma belíssima frase do Victor Hugo: “A alegria que inspiramos tem de encantador o fato de, longe de enfraquecer como qualquer reflexo, volta para nós mais radiante”

Anonymous said...

Grandes frutos são aqueles que sabem plantar ...

*.*

Está de parabéns!

Abração!

Kate. said...

Tinha um grupo de amigos na escola, que nos auto-denominávamos "coligação bocarras". Foram os melhores anos de amigos fiéis..98 e 99.

Mas há 7 anos..eu já com 18..que fui encontrar aquele amigo-irmão, sabe? Então presto homenagem à ele agora: Andre Luiz Buzzulini. Mesmo ele em SP e eu em RS.

Byers said...

Oie! obrigado pelo comentario!

Então cara, não é ignorancia sua não, rs a Karla Hack é uma garota que escreve super bem mas ainda não tem a fama que merece...

Bom, de qualquer forma se puder conhecer o trabalho dela:

www.karlahack.com

Vai encontrar bons textos la.

:) ah sobre o seu post.

Bom eu ja vi esse filme, aliás, é um dos meus favortios! Não sabia que era do Stephen King...

Bom mas de qualquer modo! rs é um bom filme, tem uma bela mensagem que está bem explicita!

Ah eu vo te fazer um convite tb, dia 23 eu lançarei a segunda edição da minha revista eletronica, lá estara aquele poema e a sua ilustração.

É uma boa oportunidade da galera conhecer novos poetas!

Obrigado

Unknown said...

Ola, tudo bem? Estou passando aqui para retribuir a visita e o comentário em meu blog.
Realmente, as pessoas se preocupam muito com quem é "diferente" e quem é "normal", aff, eu fico loca com isso.
Mas fazer o que, é a vida, é a humanidade rs.

Bjs *-*

G I L B E R T O said...

Marcelo

Belissimo texto!

E tenho a plena convicção de que suas idéias estão cobertas de razão.

Amigos é tudo o que podemos ter de melhor nessa vida, por isso são tão raros, são tão especiais. Aqueles que ficaram para trás (todos nós os temos!) são os mais especiais... Quem sabe, um dia, numa outra dimensão, a gente consegue misturar todas as épocas e fases gostosas de nossas vidas, não é mesmo!

Virei teu seguidor e te descobri através do Cinema Paradiso, onde, sou humildemente, um escritor e fundador!

Prazer te conhecer através de teu texto, que é muito bom! A gente conhecer melhor as pessoas por aquilo que elas escrevem, nas palavras escritas, penso eu, um pouquinho de nossa alma e o que a gente é de verdade vai junto!

Abraços!

Tatiane Rosa said...

Estou passando para responder ao seu comentário,não sou historiadora nem do ramo,sempre fui apaixonada por história leio história sobre civilizações antigas desde os 10 anos,até que a um mês atrás queria fazer uma história sobre bruxas e vampiros e não sei como caiu na história de Johannes Junius,um homem que foi morto por ser acusado de bruxaria no período da Inquisição acabei me interessando,e deixando a história de Bruxas e vampiros para lá e acabei criando a história de Steeckholf...
Estou colhendo todo o material histórico possível,para concluir esta história,quero que o decorrer desta história caminhe por toda Europa,então estou assimilando datas,acontecimentos,lugares e pessoas,de uma tal forma que faça com que tudo tenha uma ligação...

Rodrigo Fernandes said...

"Quem tem um amigo... encontrou um tesouro..."
Esse filme, de fato, nos transporta para o passado... como eramos felizes e não sabíamos..rs...
Parabéns pelo blog...
Abraços!!!

Raiana Reis said...

Olá Marcelo, gosto sempre de reflexões sobre amizade, pois considero um dos amores mais sinceros que encontramos na vida, escolhas de afeto e cumplicidade gratuita. Realmente as primeiras amizades que fazemos trazem uma doçura marcante, mas fico feliz também pelas amizades ainda possíveis em cada fase da vida, de forma inesperada como vc iniciou o texto, por vezes fortes e sinceras como outras antigas. Há um texto do Carpinejar "Amigos invisíveis" que retrata um pouco também estes amigos... "Os amigos são próprios de fases: da rua, do Ensino Fundamental, do Ensino Médio, da faculdade, do futebol, da poesia, do emprego, da dança, dos cursos de inglês, da capoeira, da academia, do blog. Significativos em cada etapa de formação. Não estão em nossa frente diariamente, mas estão em nossa personalidade, determinando, de modo imperceptível, as nossas atitudes."
Graças a Deus amizades boas ainda se constroem a cada dia e aqueles de épocas passadas podem seguir amigos ainda que na distância física.

Esse foi um ano com gostinho de início para mim na vida e nos escritos pelos blogs e venho através das nossas rotas virtuais cruzadas agradecer sua visita e desejando mais encontros entre as leituras e trocas de pensamentos. Esses momentos por vezes nos colorem os dias e inspiram direções.
Que a renovação seja por dentro maior que no calendário.
Beijos desde a lua.
Raiana Reis
Rayos de Luna
Tocou